![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihAHz3oYbGbH8QttH7i_KrXnRK34Ddtp7PDuZDSlejQKW5sx_WGZS1LwfV7SswXY9O7fppVu3Rk2gxit_5ayi_yfM09DisqX6UAF8GW3BYpLuJqfZ16xSC0FPjWpqpWibsbXYpTDErO4oS/s320/roda_alimentos_0.jpg)
Os nutrientes são componentes de alimentos que consumimos. Estão divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras). Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.
Os carboidratos, que estão presentes nos pães, cereais, biscoitos, frutas, massas e tubérculos, têm propriedades energéticas, sendo, na sua maioria, convertidos em glicose. Cada grama de carboidratos fornece 4 kcal ao organismo.
As proteínas, encontradas nas carnes, ovos, leite e derivados (proteína animal) e em vegetais como feijões, lentilha, grão-de-bico (proteína vegetal), são essenciais pois regulam a concentração muscular, a produção de anticorpos, a dilatação e contração dos vasos sanguíneos, processo que regula a pressão arterial, entre outras funções. Contém 4 kcal por grama.
As gorduras animais e os óleos vegetais, são os nutrientes mais calóricos: cada grama possui 9 kcal. Razão pela qual devemos procurar consumi-las com moderação, embora sejam importantes pelo fornecimento de ácidos graxos e favorecerem a assimilação de importantes vitaminas.
Os micronutrientes exercem outras funções no organismo.
A água, por exemplo, é elemento vital para o nosso organismo, desempenhando trabalho importantíssimo na digestão, na absorção de nutrientes, circulação e excreção.
As vitaminas e minerais, que ficam nas frutas, verduras e legumes, são essenciais nos processos digestivos, na circulação sanguínea, no funcionamento intestinal além do sistema imunológico.